síntese de dois artigos “Para que serve a pesquisa em educação?” de Maria Malta Campos e “Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação” de Alda Judith Alves-Mazzoti.

1024 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplina: Pesquisa em Educação I
Professor: Jéferson Dantas

Liana Zenita de Sousa

Neste trabalho apresentarei uma síntese de dois artigos “Para que serve a pesquisa em educação?” de Maria Malta Campos e “Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação” de Alda Judith Alves-Mazzoti. Partindo de argumentos que ambas as autoras discutem sobre as deficiências dos estudos em educação criticando a qualidade das pesquisas no campo educacional.
No artigo “Para que serve a pesquisa em educação?” A autora Maria Malta Campos relata uma dualidade na pesquisa educacional, sendo que uma se encontra no espaço acadêmico e a outra feita por instituições ligadas às ONGs, institutos empresariais associados ou não a órgãos oficiais nacionais. Destacando um distanciamento dos objetivos das pesquisas próprias de cada esfera. Por um lado é possível apontar uma frustração da pesquisa acadêmica, considerada por aqueles que precisam tomar decisões políticas educacionais, como pouco objetiva, fragmentada e distanciada dos problemas educacionais considerados urgentes. E por outro lado pesquisas feitas por instituições com caráter de autonomia.
Essas pesquisas estão sendo produzidas a partir de uma realidade, com problemas passados, como analfabetismo e a falta de acesso ao ensino e problemas recentes, como o reconhecimento das diversidades étnicas e culturais e a necessidade de garantir o aluno a aquisição de competências que vão além dos conteúdos tradicionais, entre muitos outros aspectos. Nos anos noventa, houve reformas educacionais que ganharam visibilidade da mídia, atraindo atores para o campo educacional, sendo profissionais de outras áreas, como empresários e associações deixando de lado os autores tradicionais, como professores e sindicatos.
Um segundo problema encontra-se no fato que na sociedade contemporânea, pais e professores dão respostas aos pesquisadores,

Relacionados