Comunicação Municipal
Governação
ACHADA STO. ANTÓNIO
Estratégias de comunicação e
Administração Municipal
Trabalho individual
Docente: Prof. Paulo Lima
Discente: Leonilde Horta
Disciplina: Laboratório de Comunicação Interpessoal
Ano Lectivo 2010/2011
Fevereiro de 2011
RPSE _ Nocturno 2 ano
Página 1
Introdução
Tendo em conta a importância da comunicação para qualquer organização, o presente trabalho vai ser elaborado baseado num texto de Eduardo José M. Camilo, analisando a comunicação municipal nas suas mais diversas vertentes. Sendo assim, ao longo do trabalho vão ser apresentados subtemas como: A Génese, os níveis, as dimensões e as estruturas tipológicas da Comunicação Municipal.
Para além disso, vão ser feitos alguns enquadramentos do texto nos temas tratados nas aulas, nomeadamente a Janela de Johari.
RPSE _ Nocturno 2 ano
Página 2
Estratégias de Comunicação e Administração Municipal
Segundo Eduardo José M. Camilo, as edilidades tem explorado a comunicação como um instrumento para alcançar os objectivos municipais. Neste sentido, ele tem ganhado progressivamente importância para este personagens (Edilidades).
Actualmente já não se usa a comunicação municipal de forma tradicional, isto é, para difusão pública das actividades municipais, mas sim, surgiram novos critérios de a utilizar. A comunicação municipal já é utilizada com o objectivo de estimular e sensibilizar a população a ir de encontro aos objectivos municipais. Também é utilizada como forma e auscultar as opiniões da sociedade.
Podemos enquadrar esta última parte na janela de Johari, quando ele fala-nos de feedback, pois as edilidades conseguem, através da comunicação municipal, receber feedback das populações e gerir estas informações no sentido de saber como a população se sente em relação às políticas estratégicas do município.
Ainda enquadrado na janela de Johari, podemos dizer que as edilidades estão a relacionar o seu ”Eu” com o