Ferramentas utilizadas
5W 2H ou os cinco porquês Um bom Plano de ação deve deixar claro tudo o que vai ser feito (What?) e quando (When?) vai ser feito, deve esclarecer quem será o responsável por cada ação (Who?). Para evitar possíveis dúvidas, deve ainda esclarecer-se, o porquê (Why?) da realização de cada ação, assim como (How?) deverão ser feitas, onde (Where?) serão feitas e qual o valor (How much?) do projeto.
No caso de estudo realizado não foi contabilizado o valor total do projeto, pelo que foi considerado 5W e 1H. O que fazer? (What?) Quem vai realizar cada tarefa? (Who?) Porquê? (Why?) Onde? (Where?) Quando realizar? (When?) Como? (How?) Quanto? (How much?)
Diagrama de Pareto
É um gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências da maior para a menor. É ainda constituído por uma curva de percentagens acumuladas que permite a visualização e identificação dos principais problemas, o que permite separar os principais problemas dos restantes.
Deve ser utilizado quando é necessário priorizar e analisar as causas-raiz de um determinado problema. O diagrama diz-nos que 80% das falhas de um processo são causados por 20% das causas identificadas.
Diagrama de Causa e Efeito
Representa as possíveis causas que levam, ou podem levar, a um determinado defeito. Também é designado por Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa, o nome deve-se a Kaoru Ishikawa que criou a ferramenta em 1943. Baseia-se no facto de que qualquer processo pode ser dividido em várias causas possíveis poderem ter impacto no resultado final. Geralmente são considerados 6 causas de problemas chamados de 6M’s, Meio ambiente, Máquina, Mão-de-obra, Matérias-primas, Método, Medição (Ishikawa, 1993)