Ferramentas que favorecem as relações interpessoais
Este artigo apresenta um estudo sobre as ferramentas que favorecem as relações interpessoais, enfocando a área profissional e seus gestores, com base na visita de campo feita na empresa ITAESBRA.
Hoje, mais do que nunca, o ramo empresarial pede profissionais mais equilibrados emocionalmente e preparados para lidarem com os problemas da vida contemporânea, e que são manifestados por gestores e colegas no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais estabelecidas entre todos. No mundo em que vivemos hoje nos surpreendemos com atitudes que deveriam ser normais: a cordialidade entre as pessoas, a atenção ao ser humano, a amizade verdadeira, o amor nas relações, tudo isso deixou de ser normal e passou a ser visto como algo que surpreende.
A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição, o que é extremamente necessário para as organizações nos dias de hoje, não somente ver seus Recursos Humanos como números, mas sim como pessoas, que amam, odeiam, e sente variados tipos de sentimentos, que interferem direta e indiretamente no seu trabalho cotidiano.
Quando estamos fora de nossas frequências energéticas tendemos a discutir, nos irritar com maior facilidade, a sermos egoístas nos relacionamentos e a verificar somente o nosso ponto de vista, mas… onde fica a interação entre as pessoas?
A vida é feita de trocas e interações em todos os sentidos e tudo isso reflete no crescimento tanto pessoal quanto profissional.
Segundo Moscovici (1985, p.27), “a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com as relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às