Praticas de gestão
Práticas Empreendedorismo e Gestão
TENDÊNCIA DE MERCADO DE CAPITAIS NA ECONOMIA MUNDIAL.
Professor: Márcio Rodrigo Rezzadori
Bento Gonçalves, 07 de Julho de 2008.
Introdução
O mercado de capitais é uma peça importante para a consolidação do desenvolvimento econômico. Por ele transitam inúmeras atividades capazes de fomentar uma estratégia bem-sucedida de crescimento da economia, diminuição da desigualdade de renda e construção de bem-estar social.
Desenvolvimento
A estabilidade macroeconômica é condição necessária para que um mercado de capitais possa florescer. Pode-se afirmar que a economia internacional terminou 2007 com bom desempenho. Nenhum país relevante apresentava, ao final do ano, variações negativas de PIB. Os Estados Unidos, afetados por sua pior crise financeira desde o grande "crash" de 1929, vão registrar este ano uma leve recessão, que afetará o crescimento mundial, estimado em 3,7%, anunciou o Fundo Monetário Internacional (FMI). Esta é a primeira vez que o FMI menciona a possibilidade de recessão na principal economomia do planeta, sob os efeitos da crise dos créditos 'subprime' (créditos hipotecários de risco). O organismo revisou drasticamente para baixo as previsões de crecimiento para os Estados Unidos, em conseqüência de uma queda inédita dos preços no setor imobiliário e de uma retração do consumo. Porém, o comportamento da economia brasileira em 2008 será resultante principalmente de suas condições internas, algumas positivas, outras negativas.
Entre as positivas identificamos:
• A liquidez elevada dos principais agentes: empresas, consumidores, bancos e governo; • A expansão do crédito; • O aumento dos investimentos; • O aumento