Pratica de Gestão
Aluna: Monique da Penha Gonçalves Mello
Matrícula: 2003303
Disciplina: Prática de Gestão
Professora: Carolina de Souza Rocha
A percepção do ambiente competitivo entre as organizações
Atualmente, um número cada vez maior de empresas percebe o quanto é importante a competitividade para se manterem e tirar grande proveito de todas as fontes possíveis para ficarem em destaque, sendo um grande desafio em sua gestão de forma eficaz, eficiente e ordenada.
Antes a competição seria apenas relacionada aos preços e serviços, em seguida a qualidade, mas ainda orientado para os produtos e serviços, hoje as organizações investem permanente no aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e se relacionam: clientes, fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores, inclui-se também a comunidade na qual atua, o governo, entre outros.
A qualidade no atendimento é um dos principais fatores para manter a empresa produtiva e competitiva no mercado, esta realidade é apontada como positiva em todos os níveis organizacionais, por isso a importância de se trabalhar o CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o cliente), pois é através dessa ferramenta que os clientes mostram para as empresas o caminho que os levam aos resultados mais efetivos e que atendam ambas as partes. Esta ferramenta detém os controles e se propõe a trabalhar com os clientes num ambiente de aprendizado, de compartilhamento e colaboração, através de nada mais do que a união da tecnologia digital e marketing, aproximando e focando o cliente para a empresa. A origem da competitividade levou a identificação de novas oportunidades de negócios e formas inovadoras e estratégias inteligentes. Surgiram os sistemas de automoção de vendas, call centers, porém o grande impacto do CRM nas organizações começou a ganhar forma maior com a expansão do e-commerce, porque as empresas da internet