Atps de processos administrativos
Vamos aprofundar no conceito de planejamento e suas principais características, visto que, o planejamento é uma pratica histórica, e de uso amplo no mundo competitivo de hoje. É necessário planejamento para o bom desempenho das outras funções da administração. Essa função acaba tendo diversas etapas, desde as mais complexas, ocorrendo a longo prazo, até as mais simples, que são a curto prazo. O ambiente onde o planejamento é elaborado também pode ir desde a incerteza até o previsível. Como etapas principais, temos o momento em que devemos estabelecer um objetivo ou meta, depois identificar e avaliar as condições atuais e futuras que afetem esse objetivo e por fim, desenvolver uma abordagem sistemática para atingir esse objetivo.
Definições de planejamento:
Segundo Maximiano o Planejamento tem como principais conceitos: definir objetivos ou resultados a serem alcançados, definir meios para possibilitar a realização de resultados, definir o tempo para mudanças na realidade organizacional e definir como deve ser a tomada de decisão, pensando no futuro, reduzindo assim a incerteza do cenário em que a organização poderá encontrar-se.
Segundo MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI (1998:128),
Planejamento pode ser definido como “o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las”.
Segundo Chiavenato (1995), o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.
A elaboração do planejamento evita a adoção de ações improvisadas, casuais, contribuindo para reduzir o nível de incerteza e possibilitando maior segurança quanto ao desempenho da empresa. O planejamento, segundo Chiavenato (1995) apresenta as seguintes características:
a) É um processo permanente e contínuo, pois é