Recursos humanos e planejamento)
O Marketing Pessoal é uma estratégia individual para desenvolver contactos e relacionamentos importantes quer numa perspectiva pessoal quer de ponto de vista profissional. É uma forma de desenvolvimento de estratégias bem definidas com o fim de dar visibilidade a características, habilidades e competências pessoais e profissionais relevantes. O modelo de sociedade em que vivemos dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas. O Marketing Pessoal é também criar uma perspectiva de divulgação, aceitação e reconhecimento dessas competências perante um meio social de relevância.
Os elementos fundamentais para aceder ao caminho da auto-promoção e para o sucesso passam pela prática do marketing pessoal, que se subdivide em vários pontos fundamentais:
1. Posicionamento emocional
A forma como agimos e interagimos com os outros traduz-se na imagem mental que os outros produzem quando se lembraram de nós. Recordamos os outros consoante a forma que eles nos tatuam pelo seu comportamento. Se é uma pessoa cortês, simpática, positiva, altruista, educada, sincera e zelosa vai tatuar os outros com emoções positivas que remetem a todo esse conteúdo pessoal cheio de essência.
Ao contrário, há pessoas que deixam uma imagem profundamente negativa, mesmo que o conctato interpessoal tenha sido curto. Sente-se quer pela fisionomia fechada, pela comunicação verbal e não verbal está implicita toda a negatividade e todo o peso interior das emoções negativas de uma pessoa.
São fundamentais para isso atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo, de uma forma autentica e transparente. Reza uma máxima do marketing pessoal: atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.
2º A comunicação interpessoal
A forma como comunicamos, seja verbal ou não verbal, demonstra tudo sobre nós. A