Ferramentas da qualidade
Precursores da Qualidade
Juran: colocava a qualidade no topo das prioridades do gestor, e pregava o fim da separação planejamento/execução. Já acreditava na auto-gestão de equipes de trabalho como instrumento de qualidade.
Deming: melhoria na qualidade reduz despesas ao mesmo tempo em que amplia a produtividade e a fatia de mercado . Criador do Ciclo PDCA.
Philip Crosby está associado à idéia de ”zero defeitos” e de “fazer certo da primeira vez”.
Feigenbaum: é autor do TQC – Total Quality Control ou Controle Total da Qualidade (associado à satisfação do cliente ao mais baixo custo, com ênfase especial nas pessoas, incluindo sua formação e seu envolvimento completo com os objetivos da organização), e pioneiro no estudo dos custos da Qualidade. Pregava que a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência, e não um conjunto de técnicas para eliminação de defeitos.
Taguchi: Define a “ausência de qualidade” em termos das perdas geradas para a sociedade ao longo do seu ciclo de vida (desde a expedição do produto acabado até o final da sua vida útil, inclusive), e aplica esta idéia a todo o ciclo de produção, desde o design até o produto acabado.
Brainstorming
Expressão em inglês que significa tempestade de idéias. Um grupo de 5 a 10 pessoas (em média) se reúne e emitem idéias em um tempo curto, pré-determinado, de forma livre. Nenhuma opinião deve ser descartada ou criticada e uma pessoa do grupo fica responsável por anotar as idéias surgidas.
O objetivo do brainstorming é buscar a diversidade de opiniões a partir da criatividade do grupo e ainda é uma ferramenta que contribui para a criatividade do grupo.
Resumindo, o brainstorming pode ser dividido em três etapas. A primeira seria a exposição do problema de forma clara e objetiva. A segunda a exposição das idéias e registra-las. E a terceira a análise e decisão das idéias com maior impacto no problema.
Cartas (gráficos) de Controle
São métodos