Mip jeijão
1251 palavras
6 páginas
MIP DO FEIJÃOCigarrinha verde
Empoasca kraemeri
Dinâmica da praga : Os adultos são de coloração verde, com 3 mm de comprimento, sendo a postura endofítica e de preferência realizada ao longo das nervuras das folhas, com uma media de 60 ovos por fêmea. As ninfas são menores de coloração verde mais clara, e tem o habito de se locomover lateralmente. O ciclo completo dessa praga é de aproximadamente três semanas, sendo que os adultos são mais atraídos pela cor amarela.
Prejuízos: Os danos causados são devidos à ação toxicogênica associada á alimentação do inseto. A ocorrência de populações elevadas em feijoeiro leva ao enfezamento das plantas, que passam a mostrar os folíolos enrolados para baixo ou arqueados. Quando a infestação è severa, ocorre o amarelecimento de áreas dos folíolos próxima às margens e subseqüente secamento. É mias prejudicial até o florescimento.
Depois do florescimento – planta dilui as toxinas.
NDE: 2 ninfas/folha/em 100 folhas examinadas/há.
Mosca Branca
Bemisia tabaci Biótipo B
Dinâmica da praga:São insetos pequenos de 1 mm de comprimento com quatro asas. Os ovos são colocados na face inferior das folhas, ficando presos por um pedúnculo curto; eclodindo, as ninfas passam a sugar a folha, geralmente na face inferior; elas só se locomovem inicialmente, fixando-se a seguir de maneira semelhante às cochonilhas. O ciclo completo é de cerca de 15 dias, sendo a longevidade das fêmeas de aproximadamente 18 dias.B. tabaci Biótipo B coloca, em media, 300 ovos/fêmea, em relação aos 110 ovos postos pela B. tabaci referida anteriormente.
Prejuízos: Os insetos têm ação toxicogenica , sendo que os maiores prejuízos são devidos à transmissões de viroses, tratando-se, no caso do feijoeiro, da transmissão do mosaico dourado e do mosaico anão. São mais prejudiciais ao feijão-da-seca, principalmente até o florescimento.
Controle: Evitar plantios escalonados; Eliminar restos de cultura, plantas hospedeiras e com virose; Usar armadilhas de