Ferramentas da qualidade
1. INTRODUÇÃO
“Na sociedade do conhecimento, a premissa provavelmente mais correta para as organizações é que elas precisam dos trabalhadores do conhecimento muito mais do que os trabalhadores do conhecimento precisam delas.”
Peter Drucker
Sob o aspecto da evolução no tempo, a revolução industrial no século XVIII gerou grande demanda de mão-de-obra. Com a invenção da máquina a vapor, na passagem do século XVIII para o século XIX, as fábricas tiveram aceleração da sua capacidade produtiva e ao mesmo tempo as primeiras mudanças radicais na relação trabalho / trabalhador / empresa.
No final do século XX, a revolução tecnológica ocorre principalmente nas áreas de transportes e comunicações.
O avanço tecnológico permite a cada dia transportar quantidades maiores em tempos menores. Enquanto que, na área das comunicações tem-se facilidades sempre maiores de se conectar instantaneamente com os mais diferentes lugares do planeta, tornando assim as distâncias irrelevantes para as pessoas e organizações.
Todo esse processo de mudança resulta numa economia mais globalizada, onde as relações comerciais entre nações são realizadas em tempo real por mais distantes que se encontrem uma da outra e num grau de competitividade mais acentuado.
Uma vez que a concorrência é fortemente acirrada, as organizações são obrigadas a buscar meios que minimizem seus custos, melhorem a qualidade e reduzam o prazo de entrega de seus produtos e serviços. Para enfrentar esta guerra internacional, precisam de melhorar e desenvolver os seus processos e produtos em períodos cada vez menores.
Neste sentido, não basta mais que a pessoa seja uma mera executora do seu trabalho, é preciso que ela o conheça muito bem e ainda possua capacidade para aprender, ensinar e inovar.
Outro aspecto interessante a ser abordado é o avanço tecnológico e a velocidade com que ele vem acontecendo. Pesquisas realizadas sobre o nível de conhecimento existente no mundo a partir de 1950,