FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
DATA
RELATÓRIO No
3/6/2011
Curso Técnico em Química – 1º módulo
Química Experimental
NOME
TÍTULO DA PRÁTICA
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
INTRODUÇÃO A matéria existente constantemente passa por vários fenômenos. Estes fenômenos podem ser físicos ou químicos, dependendo das transformações ocorridas com a matéria durante o processo.
Já as transformações químicas são caracterizadas pela quebra das moléculas das substâncias que reagem entre si – os reagentes – e seus átomos que se reagrupam de formas diferentes das iniciais, formando novas substâncias – os produtos (FELTRE, 2004, vol. 1, p. 61).
Os fenômenos físicos são caracterizados por não alterar a natureza do material, ou seja, o material ou substância não perde sua característica estrutural fundamental: a estrutura das suas moléculas. Elas podem se agitar, se desarrumar, porém, não se modificam estruturalmente (FELTRE, 2004, vol. 1, p. 61).
1. OBJETIVO S
Saber diferenciar transformações químicas de transformações físicas a partir das características observadas em cada transformação.
INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
1. PARTE EXPERIMENTAL
Materiais:
- bico de bunsen
-tela de amianto
-tripé
-tubos de ensaio
-estante para tubos de ensaio
-pinça para béquer
-vidro de relógio
Reagentes
-iodo
-carbonato de cálcio -ácido clorídrico
-sulfato de sódio -cloreto de bário
-cloreto férrico –tiocianato de amônia -sulfato cúprico - magnésio -cobre - ferro
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
IODO
Foram colocadas dentro de um béquer algumas esferas (cristais) de iodo, e colocou-se o béquer sobre o tripé de ferro, disposto sobre o bico de Bunsen. Tampou-se o béquer com um vidro de relógio, dentro do qual foi adicionado água, e aqueceram-se os cristais de iodo.
O iodo é uma das raras substâncias que sofrem o processo de