doença ocupacional/lombalgia
Aluna: Edilaine Siqueira de Brito
Professora: Ivonete T. leite de Queiroz
Turma: 511
Disciplina: PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
DOENÇA OCUPACIONAL:
LOMBALGIA
BARREIRAS-BA
2013
DOENÇA OCUPACIONAL; LOMBALGIA.
Sabe-se que doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido.
As profissões em geral, com uma grande sobrecarga física, somada a uma postura inadequada ao realizar o esforço, expõem mais facilmente o trabalhador a lesões, (geralmente em região lombar), cujo tipo acaba sendo caracterizado de caráter ocupacional.
Posturas comuns no trabalho, como ficar de pé ou sentado por horas, erguer pesos, utilização unilateral repetitiva de um membro, aumentam a sobrecarga, pela própria força gravitacional, e cuja repetição desses atos ao longo dos anos acaba por afetar a coluna vertebral. A lombalgia é caracterizada por quadro de dor de variada duração e intensidade, é uma dor localizada na região inferior da coluna, é um problema comum de saúde e pode ser responsável pela inabilidade no trabalho. Essa dor lombar pode levar à incapacidade laborativa e à invalidez. O que carreta sofrimento aos trabalhadores, custos às empresas, aos sistemas previdenciário e assistencial de saúde.
Lombalgia continua sendo muito comum em trabalhadores e apresenta elevada prevalência e incidência representando a terceira causa de afastamento do trabalho na Previdência Social.
A maioria dos adultos terá lombalgia em algum momento da vida e as incidências podem se tornar crônicas, o que acarreta em inabilidade ao trabalho.
PREVENÇÃO:
Muitos fatores são importantes para evitar uma doença ocupacional. Deve-se fazer uma análise ergonômica do trabalho, algumas medidas podem ser adotadas. A prevenção da lombalgia ocupacional envolve medidas que devem abordar a postura no trabalho, o manuseio de