Fenômeno social e efeito juridico
Disciplina: Sociologia Jurídica e Judiciária
Orientador:
Acadêmicos: Deise Gislane de Santana Carvalho; Deyvid Roque de Santana Carvalho
FENÔMENO SOCIAL E EFEITO JURÍDICO
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo compreender o fenômeno do pluralismo jurídico à luz da ética, através de estudo bibliográfico procurou-se atingir o objetivo proposto, descrevendo no primeiro momento uma resenha do vídeo Direito em Foco –Ética, onde é explanado o conceito de ética, trazendo um questionamento se ao nascermos trazemos esses pacote, além de um breve analise sobre a ética no contexto da sociedade brasileira.
No segundo momento vem apresentando Ética Jurídica: os conceitos básicos e noções gerais, focando ao estudo de Direito. O terceiro momento discorre sobre Pluralismo Jurídico e seus feitos sociais, que surge como uma visão antagônica ao monismo jurídico.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Resenha crítica do vídeo Direito em Foco – Ética
A palavra “Ética” tem origem na palavra grega ethos, que significa, etimologicamente, caráter, conduta, modo de ser ou agir, contudo, está diretamente ligada à consciência individual do ser humano dentro da sociedade a qual o mesmo está inserido, ou seja, é o comportamento dito “normal” preestabelecido por normas, regras e condutas de uma sociedade. Sendo, por tanto, a essência humana, que difere o bem do mal, baseando em condutas socais, escolhidas, livremente, para a ação humana.
Dessa forma, a ética não é parte do nosso pacote ao nascermos, ao contrário, ela é construída, gradativamente, ao longo de nossas vidas, de acordo as nossas condutas, que devem se encaixar nos moldes convencionais, previamente estabelecidos pela sociedade, em uma concepção das pessoas do que é bom e/ou justo, buscando o equilíbrio entre o interesse individual, social e coletivo, em uma visão empírica do saber agir.
Num entanto, ao analisarmos a concepção de ética