Sociologia do direito dias
Introdução
Esse trabalho apresenta um conteúdo introdutório da sociologia do direito, começando por seu objeto de estudo, passando pelo conceito e fundadores até os temas que são por ela abordados.
Sabe-se que a sociologia do direito é um ramo da sociologia geral que analisa os diversos fenômenos sociais relacionando-os com os fatos jurídicos e tenta perceber a relação existente entre essas duas ciências de grande importância para a vida da sociedade, por tratarem das relações, dos conflitos, das normas e de todas as ligações que possam surgir entre os indivíduos e que necessite de um regulador.
Entre seus fundadores, podemos citar Durkheim, Weber e Ehrlich, cada um com seus importantes conceitos e ensinamentos, que ajudam a aplicar e assentar bases para compreender a especificidade da sociologia do direito.
A sociologia e seu objeto de estudo
Há inúmeras interpretações e definições quanto ao que seja o abjeto de trabalho do cientista social, ainda assim há uma concordância mais ou menos generalizada de que o conteúdo essencial da sociologia seja o estudo das relações e interações humanas.
Émile Durkheim e Max Weber consideram o direito como um fenômeno social e, portanto objeto de estudo da sociologia do direito.
Para Durkheim o objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais que consistem em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao individuo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõe.
Segundo essa analise, podemos identificar o Direito como fato social, que exerce uma coerção sobre os indivíduos, fazendo-se assumir condutas que são impostas por este fenômeno