feedback
PEDAGOGIA
Aula-tema 05: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso
Santo Andre 26/08/2014
Para melhorar o feedback que oferecemos aos outros, existem cinco princípios básicos que precisamos conhecer. 1. A qualidade de qualquer relação, seja profissional ou pessoal, depende da qualidade e da quantidade de feedback que cada indivíduo recebe do outro. Se o feedback for pobre, a relação será igualmente pobre. Se for crítico ou ofensivo, assim será a relação. Mas, se for positivo, a relação também será positiva.
2. Profissionais ignoram o fato de que a cordialidade é um tipo fundamental de feedback. Dar bom-dia as pessoas e perguntar como foi dia, é importante.
3. O contato visual é um tipo de feedback. Quando não fazemos contato visual, é como se estivéssemos dizendo: Você não é importante o bastante para que eu perca meu tempo olhando para você.
4. Precisamos saber que algumas pessoas demandam mais feedback do que outras. Com freqüência evitamos dar a essas pessoas qualquer espécie de retorno porque temos medo de que, quanto mais lhes dermos, mais irão querer. Mas, ao negarmos feedback a uma pessoa de manutenção alta, estamos piorando, e não melhorando a situação.
5. Sonegar feedback a alguém é uma espécie de castigo psicológico. Justamente por ser tão doloroso ao ser negado, o feedback pode ser também muito poderoso quando aplicado de forma apropriada.
Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo. Ex: Apresentei o meu relatório para os acionistas e o feedback foi muito positivo.
Na área da comunicação, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor,