Feedback
O feedback quando bem utilizado é uma importante ferramenta nas mãos de um líder, ele gera aprendizado, respeito, crescimento e bem estar na equipe. Porém, quando ele é mal utilizado gera frustração. Infelizmente isso tem se tornado uma realidade no dia a dia das organizações. Isso porque muitos lideres não sabem utilizar o feedback corretamente, e acabam afetando todos os níveis de uma organização. É preciso entender que o feedback não é um julgamento, o objetivo do líder quando o utiliza é ajudar o seu liderado a melhorar o seu desempenho, ajudar a pessoa a entender o que ela está fazendo bem e o que ela precisa melhorar. Mais que isso é ajudar a pessoa a construir esse caminho, ajudando-a a desenvolver um plano de ação para sua melhora.
É preciso entender que mesmo que o motivo que tenha levado o líder a aplicar o feedback tenha sido negativo, ainda sim o feedback precisa ser positivo. O feedback por quaisquer motivos que o tenha levado, o ideal é que ele seja sempre positivo, pois em uma conversa a pessoa deverá sair melhor do que entrou. Para que isso aconteça existem quatro princípios básicos:
1° Reconheça o talento, pontos positivos e qualidades da pessoa, pois ela precisa saber que apesar dela ter errado o líder reconhece que ela tem qualidade.
2° Enfatizar a intenção positiva da pessoa, pois apesar dela estar em uma situação não muito satisfatória a sua intenção foi de ter feito o melhor. E o líder não pode ter duvidas disso, pois o líder não pode contar com pessoas em sua equipe que ele não confie.
3° Aplicar a critica, mais não a pessoa e sim a ação e através dela é estabelecido juntamente com a pessoa um plano de ação, para que isso não aconteça novamente.
4° É o fechamento da conversa, saber do liderado como aquela conversa irá ajudá-lo a melhorar o seu desempenho profissional e pessoal. Já que o papel do líder é ajudar as pessoas a serem melhores profissionais e melhores seres humanos.
O termômetro do