FEEDBACK
FEEDBACK
Kiany Gabriela Reidel
Técnico Gerência Empresarial
Montenegro, 13 de setembro de 2010.
Feedback refere-se a informações de acordo ao desempenho e resultados atingidos pelo funcionário de uma determinada empresa. Consiste na competência interpessoal, ele funciona como um espelho para o funcionário. Ainda, pode ampliar resultados individuais ou em equipe. O feedback é avaliado por um grupo de monitores ou até mesmo pelo RH responsável da empresa.
Pode-se perceber num feedback a disposição de seu colaborador no ato de receber os dados do desempenho dele na empresa, quando os dados são passados de forma errada ou num momento inadequado, há perda de incentivo. O mais adequado momento para se passar o feedback é após um evento, jamais apenas em reuniões.
Ele pode ser aberto ou fechado. Aberto é algo obvio e direto, coletado através de perguntas e observações. Já o fechado quando há expressões, posições e atitudes inconscientes.
Quando se da um feedback positivo ele pode ser publicado como uma maneira de reconhecimento à equipe de trabalho, os negativos devem ser passados particularmente para não desestimular a equipe. Deve-se focar em uma questão única, lista sobre palavras chaves, e deve se descrever em primeira pessoa, quando realizado por um profissional apenas.
Na comunicação o feedback é um conjunto de sinais o que permite o reconhecimento de uma mensagem, o que muitas vezes é confirmada através de perguntas e respostas. O feedback é muito utilizado para reduzir os ruídos num processo de comunicação.
Como se vê, o feedback está relacionado ao processo de ensino-aprendizagem, deve ser adotado em três situações distintas: quando as pessoas apresentam comportamentos muito positivos, que precisam ser reforçados; quando apresentam comportamentos indesejados, e que precisam ser modificados; e, finalmente, quando necessitam aprender comportamentos novos. Ainda, o feedback é