Fayol e Taylor
Fayol contribuiu no pensamento administrativo mostrando que um processo administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidade ou de funções. Taylor abordou os problemas administrativos elevando-os do posto de trabalho do executor para o nível intermediário da gerência; Fayol se concentrou nos problemas de interesses da administração geral da empresa, qualquer que fosse a sua natureza, tipo e finalidade. Taylor para aumentar o rendimento da empresa industrial, começou pelo operário (visão de baixo para cima); Fayol começou pelos dirigentes (de cima pra baixo). O fayolismo e o taylorismo se apresentam como duas soluções para um mesmo problema: o da força humana. Enquanto o sistema Taylor voltava suas vistas para as condições técnicas do trabalho, o de Fayol se preocupava com a administração da empresa, sistematizando em seus estudos o resultado de observações experimentais e psicológicas. Os trabalhos de Fayol e de Taylor foram complementares; ambos perceberam que o sucesso industrial estava no problema do pessoal e de sua administração. Ambos foram pioneiros e prestaram uma grande colaboração ao moderno pensamento administrativo.
Conclusão pessoal a respeito dos conceitos de fayol e de sua aplicação na administração
Fayol tinha um amplo conhecimento geral sobre administração, e suas ideias seus conhecimentos são fundamentalmente utilizados até hoje. Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. As funções da empresa são repartidas em seis nas quais a Administrativas engloba as funções universais da Administração que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção, Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.
Estudando Fayol percebe-se que é muito importante estudar a estrutura e ver a organização como um todo para uma maior eficiência a todas as partes envolvidas, sendo nos cargos ou