Taylor e Fayol
Com o crescimento na demanda de produtos industrializados e a baixa produtividade operacional, havia a necessidade de reduzir custos aumentando aprodutividade para manter sua produção estável e com o mínimo de prejuízos, surgiram então varias teorias para melhoria da gestão nas organizações.
Cada teoria surgiu em resposta a algum problema empresarial da sua época. As teorias atenderam e apresentaram soluções aos problemas encontrados e, de certo modo, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações de hoje.
Henri Fayol contribuiu com a elaboração dos famosos princípios gerais da administração: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse individual ao geral, remuneração do pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e espírito de equipe. Alem de Fayol, Frederick Taylor, hanry Ford também contribuíram com teorias nos primórdios da administração.
Frederick Taylor, principal representante do modelo de administração cientifica, que tinha enfoque principal na organização racional do trabalho. Taylor concentrou seus estudos na racionalização do trabalho do operário, procurando descobrir qual o melhor método para torna-lo mais eficiente. Sua teoria está fundamentada em motivação e organização.
1- Correlacione diferenças, semelhanças e em que se completam as teorias de Taylor e Fayol.
Taylor concentra seus estudos na racionalização do trabalho do operário, procurando a forma pela qual o operário irá ter um melhor desempenho.
A abordagem de Fayol dá ênfase às estruturas, relacionado ao planejamento global.
Fayol detém-se na estrutura daadministração, valorizando a disposição dos órgãos que compõem a estrutura, assim como suas funções no contexto global.
Segundo Taylor, as funções administrativas são:
Planejamento (aplicação de métodos científicos em substituição à improvisação).
Preparo (seleção dos