A Combustão do Etanol
Produzido através da fermentação de amido e de outros açúcares, em especial da cana-de-açúcar, o etanol, também chamado de álcool etílico, é um biocombustível altamente inflamável e incolor, sendo muito utilizado em automóveis. Essa substância é renovável, pois sua matéria-prima é obtida através de plantas cultivadas pelo homem.
O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc. A matéria-prima é submetida a uma fermentação alcoólica, com atuação do micro-organismo Sacchromyces cerevisiae. Porém, a cana é a mais utilizada, pois apresenta maior produtividade. Após ser processado, o etanol pode ser utilizado puro (em motores adaptados) ou misturado com gasolina, como combustível.
O Etanol é um tipo de combustível por isso é um material que emitem calor ao reagir com o oxigênio, num processo de combustão. Permite que uma quantidade de massa de um combustível realize o papel de reservatório de calor, capaz de armazenar energia em sua estrutura até o momento de ser utilizada.
1- O Processo de Combustão do Etanol
Uma reação de combustão é caracterizada pelo consumo de um combustível, isto é, o material gasto para produzir energia, na presença de um comburente, que costuma ser o gás oxigênio.
Por exemplo, para que um carro se movimente é necessário que ele tenha algum combustível, como, por exemplo, o etanol. Esse combustível é consumido em uma reação que pode ser representada da seguinte forma:
CH3CH2OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(g)+energia térmica combustível comburente produtos
Essa é uma reação de combustão, pois temos o combustível que foi consumido, que é o etanol. Note também que a reação só ocorre em presença de oxigênio (O2(g)) que está no ar atmosférico.
Outros exemplos de reações de combustão que podem ser mencionados são: a queima de um palito de fósforo, de uma vela, do gás de cozinha, da lenha de uma fogueira, da gasolina no carro, do