combustão do etanol
Introdução
Este trabalho tem como objetivo explicar a Combustão do etanol, suas vantagens e desvantagens, seus processos e reações.
Parte 2
Combustão
Combustão é uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor. Para que a combustão ocorra é necessária a união de quatro elementos essenciais que são:
Combustível: é toda substancia capaz de queimar e alimentar a combustão . ele serve de campo de propagação ao fogo. Os combustíveis podem ser, sólidos, líquidos ou gasosos. Ex: madeira, papel, tinta, algodão, álcool, gasolina, etc...
Comburente: é o elemento que da vida as chamas, e intensifica a combustão. O mais comum é o oxigênio.
Calor: É a forma de energia que eleva a temperatura. Gerada da transformação de outra energia,através do processo físico ou químico, É a condição favorável causadora da combustão.
Reação em cadeia: É a queima alto sustentável. É a união dos três itens acima descritos, gerando uma reação química. Quando o calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em particular menores, que se combinam com o comburente e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.
A retirada de um ou mais componentes resulta em extinção da Combustão.
Parte 3
Tipos de Combustão
Combustão Completa
É aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambientes rico em comburentes.
Combustão Incompleta
É aquela que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama e se propaga em ambiente pobre de comburente.
Combustão Espontânea
É aquela formada naturalmente, podendo ser pela ação de bactérias que fermentam materiais orgânicos, produzindo calor e liberando gases. Alguns materiais entram em combustão sem fonte externa de calor. Ocorre, também, na mistura de determinadas substancias químicas, quando a combinação gera calor e libera gases.
Explosão
É a queima de gases ou partículas solidas em