Trabalho De Qu Mica Etanol E Metanol
Turma: 2º IELTM-V
Disciplina: Química II
Prof. Alane Azevedo
Tema: Etanol/Metanol
Equipe: Alan Freitas, Daniel Souza, Derival Neto, Marianne Carvalho, Millena Santos, e Pedro Fellipe.
Relatório
Etanol
O etanol (CH3 CH2OH ou H5OC2), é uma substância orgânica obtida a partir da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente. Brasil e Estados Unidos produzem 85% do etanol mundial. Na última safra, o Brasil produziu 21,5 bilhões de litros e os EUA, 24,5 bilhões de litros. O terceiro maior produtor é a China, com 2,7% de participação nesse mercado. Em quarto lugar está a União Europeia, com 2,5%. No Brasil o etanol é utilizado como combustível automotivo de duas formas: álcool hidratado, para carros a álcool ou flex-fuel, e álcool anidro, que é adicionado à gasolina, atualmente na proporção de 25%. A diferença entre os dois é o teor de água presente no produto: o álcool hidratado possui cerca de 7% de água, enquanto o álcool anidro possui apenas 0,7%, no máximo.
O álcool combustível (Etanol) é um biocombustível produzido, geralmente, a partir da cana-de-açúcar, mandioca, milho ou beterraba. A forma de melhor aproveitamento é a partir da cana-de-açúcar.
Processo de produção a partir da cana-de-açúcar:
1- esmagamento da cana.
2- adição de fermento à calda obtida.
3- remoção de resíduos através do processo de centrifugação.
4- depois de devidamente fermentado, o "mosto" como é chamado, deve ser aquecido a exatos 78,3 ºC, quando o álcool existente na mistura evapora e sofre o processo de destilação, sobrando na ponta o álcool hidratado ou anidro.
O processo produtivo do etanol, que envolve o plantio, a colheita, a industrialização, e a distribuição. causa impactos ambientais que devem ser eliminados. Por exemplo, as queimadas da palha antes da colheita despejam aproximadamente 2.850 quilos de dióxido de carbono (CO2) na