Alcool vs Gasolina
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA
IVO HERBERT ARRUDA BALDI
JOÃO VITOR LOUREIRO
ROMERO SANTOS LEITE
SAULO SILVA MARTINS
TRABALHO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA:
COMBUSTÍVEIS: GASOLINA X ÁLCOOL
ARACRUZ – ES
2014
FACULDADES INTEGRADAS DE ARACRUZ – FAACZ
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA
IVO HERBERT ARRUDA BALDI
JOÃO VITOR LOUREIRO
ROMERO SANTOS LEITE
SAULO SILVA MARTINS
TRABALHO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA:
COMBUSTÍVEIS : GASOLINA X ÁLCOOL
Trabalho apresentado à disciplina de Motores de Combustão Interna (MCI), do curso de Engenharia Mecânica, das Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz – ES, como avaliação parcial para aprovação.
Professor: João Paulo Calixto.
ARACRUZ – ES
2014
1 – INTRODUÇÃO
O surgimento de um veículo capaz de funcionar com álcool, gasolina ou mistura de ambos, inovou o mercado automobilístico brasileiro. Anteriormente, a opção do combustível utilizado era decidida no momento da compra do carro, agora os consumidores podem decidir na hora do abastecimento.
Esta tecnologia ficou conhecida com FLEX em função da flexibilidade que permite ao consumidor, na escolha do combustível. Nos motores FLEX atuais, a identificação do combustível em uso é feita a partir do teor do oxigênio nos gases de escape, essa informação é obtida por meio de um sensor chamado sonda lambda.
Porém esse dado é obtido após a realização das combustões, o que acarreta diversas desvantagens ao usuário, como: mau funcionamento do motor: emissões de poluentes e consumo inadequado de combustíveis, pois até o reconhecimento completo da mistura em uso, o combustível é utilizado de forma inadequada, resultando nos problemas já citados. Neste trabalho é proposto uma análise da utilização do combustível gasolina x utilização do combustível álcool, bem como aditivos, octanagem e relação estequiométrica.
2 – COMBUSTÍVEIS
Combustível é qualquer corpo cuja