combustão
EXERCÍCIOS DE CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA
PROF. MAURO LUIZ
COMBUSTÃO E NÚMERO DE OXIDAÇÃO
1) A geração de energia é o desafio mundial hoje, sendo que muitas fontes alternativas de energia estão sendo buscadas e estudadas. Dentro desse contexto, o etanol, obtido pela fermentação da cana-de-açúcar, chega cada vez mais como uma fonte renovável e promissora como combustível de automóveis. Sua combustão completa, equação a seguir não balanceada, é bastante limpa, levando a produção de dióxido de carbono e água, com balanço zero de carbono.
CH3CH2OH + O2 → CO2 + H2O + Energia
A quantidade de dióxido de carbono emitida para a atmosfera em uma combustão completa depende do tempo de funcionamento do motor do carro e, portanto, da quantidade de combustível queimada e, por consequência, a quantidade de CO2 gerada.
a) Considerando que um carro movido a álcool (etanol) faz em média 10 km/L de combustível. Dessa maneira, o volume aproximado de CO2 em litros, emitido para a atmosfera por um carro movido a álcool (etanol), ao realizar uma viagem de 5h a uma velocidade média de 100 Km/h (considere combustão completa) foi de:
Dados: MM etanol: 46,0 g/mol detanol: 0,8g/cm3 1 mol CO2 = 22,7 L
A) 3.949,56 L
B) 1949,5 L
C) 19.495,2 L
D) 39.495,65 L
E) 394,9 L
2) O etanol (álcool etílico) é obtido, principalmente, pela fermentação do açúcar da cana de açúcar. A combustão completa do etanol em presença de oxigênio (O2), leva a produção de energia, com liberação dióxido de carbono (CO2) e água como produtos da reação. A reação de combustão, não balanceada, do etanol está representada a seguir:
Supondo que sejam queimados 5L de etanol (considere 100% de pureza do etanol) por combustão completa, conforme equação não balanceada acima, o número aproximado de mols de dióxido de carbono (CO2) produzidos e emitidos para atmosfera será de: Dados: MM