combustao
ENGENHARIA QUÍMICA – NOTURNO – 7º PERIODO
CINTYA QUINQUIM GONÇALVES
LETICIA FRAGA DA SILVA
MAYARA GAMA DOS SANTOS
PENHA
COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO
LINHARES
2013
CINTYA QUINQUIM GONÇALVES
LETICIA FRAGA DA SILVA
MAYARA GAMA DOS SANTOS
PENHA
COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO
Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras de Linhares, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Transferência de Calor e Massa I do Curso de Engenharia Química- noturno – 7º período. Professor: Luiz dos Santos
LINHARES
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Combustão ou queima é qualquer reação química que produza calor e luz, sendo uma reação instantânea do oxigênio com qualquer substância. Geralmente liga - se combustão a fogo, mas ela inclui muitas outras reações químicas como, por exemplo, quando o cloro queima em presença do gás hidrogênio, ou quando qualquer substância queima em presença de cloro.
As combustões sempre tiveram muita importância no dia a dia do ser humano e uma das grandes vitórias foi sem dúvida quando aprendeu - se a promover combustões e a controlá-las, como o fogo, que foi fundamental para a sobrevivência do homem, proporcionando proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores, protegendo-os do inverno rigoroso das épocas gélidas, servindo para o cozimento dos alimentos e para a criação de armas de força destrutiva.
Os processos de combustão são responsáveis pela produção de cerca de 85 % da energia do mundo, inclusive o Brasil, em transporte (carros, aviões, trens, navios, etc), usinas termelétricas, processos industriais, aquecimento doméstico, geradores, cozimento de alimentos e outros.
Atualmente, uma das grandes preocupações é a combustão de combustíveis de origem fóssil, fontes não renováveis de energia – petróleo – pois, quando queimados produzem substâncias que podem ser poluentes dependendo da concentração delas no meio ambiente.