Derretimento das calotas polares
O tema do nosso trabalho, derretimento das geleiras, é uma das conseqüências do aquecimento global, principal preocupação mundial com relação ao meio ambiente atualmente.
O aquecimento global é uma teoria de alguns cientistas tem a respeito do que está acontecendo com o planeta atualmente, mas não há nada que impeça dizer que esse aquecimento possa ser um processo natural da Terra.
Porém como essa teoria pode ser real, ela não pode ser descartada.
Primeiramente vamos explicar sucintamente o que é aquecimento global. Segundo essa teoria o aumento da temperatura do planeta é consequência de ações humanas, especialmente tomadas a partir da Revolução Industrial, no século 18. Ela promoveu um salto tecnológico e o crescimento das civilizações como nunca vistos antes. Impulsionou também uma taxa perigosa de poluição e degradação da natureza.
A indústria floresceu baseada principalmente na queima de carvão e petróleo. Acontece que, com a queima, o carvão e o petróleo liberam no ar volumes gigantescos do gás dióxido de carbono (CO2). A exploração sem controle das florestas, o crescimento do uso dos automóveis, vulcões, e demais; também jogou outros milhões de toneladas desse e outros gases como: metano, CFC’s, dióxido nitroso, no ar.
Nas figuras estão outras formas de lançamento de gases na atmosfera.
Esse excesso e demais gases na atmosfera intensifica o efeito estufa.
Narrador 2:
Figura 3:
O CO2, também chamado de gás carbônico, é parte da atmosfera terrestre e forma uma capa ao redor da Terra, que faz a temperatura do planeta adequada para a manutenção da vida – inclusive a humana. Esse processo se chama efeito estufa. O problema, portanto, não é o mecanismo natural em si, mas a interferência feita pelo homem. O volume extra de CO2 e de outros gases, como o metano, que foram para a atmosfera a partir da Revolução Industrial engrossou a capa, de forma que a temperatura passou a subir