fatos e negocios juridicos
FILOSOFIA ANTIGA: GRACIA: SOCRATES, PLATAO. ARISTOTELIS ROMA
OS PRINCIPAIS FILOSOFOS DA GRACIA ANTIGA:
A GRECIA:
PERIODO CLASSICO SEGUNDO MARIA LUCIA DE ARRUDA ARANHA E MARIA HELENA PIRES MARTINS. O apogeu da civilizaçao graga. Na política, expressao da democracia ateniense, explosao das artes, literatura e filosofia. Época em que viveram os sofistas, Sógrates, Platao, Aristóteles.
O INICIO DA REVOLUÇAO DO PENSAMENTO FILOSOFICO:
SOGRATES, PLATAO E ARISTOTELES.
SÓCRATES:
Filho de Sofrônico, escultor, e de Fenarete, parteira, Sócrates nasceu em Atenas, no ano 469 a.C. Na sua mocidade. Seguiu a profissão do pai, entregando-se mais tarde exclusivamente ao estudo da sabedoria. Ele fundou a filosofia Ocidental Seus primeiros estudos e pensamentos foram sobre a natureza da alma humana.
Considerado um dos mais sabios inteligentes, com pensamentos e ideias inovadoras, não agradou tanto os a aristogracia grega, pois mantinha ideias contrarias ao funsionamento e na sociedade grega, criticou grenças e tradiçoes e costumes, alegando que isso causava um atraso no desenvolvimento intelectual dos cidadaos gregos.
Sócrates nao deixou nada escrito. Sua doutrina expunha-as em ensino oral nas praças e nos mercados, nos pórticos e nas oficinas, aos mais variados auditórios. O que dele sabemos foi-nos transmitido pelos seus discípulos Xenofonte e Platão.
O julgamento de Sócrates:
Diante do tribunal popular, Sócrates foi acusado pelo poeta Meleto, por Ânito e por Líncon, a acusaçao foi não reconhecer os deuses do Estado e introduzir novcas divindades com isso corromper a joventude.
O fiel relato de Platao, apresenta tres partes:
A primeira, Sócrates examina as acusaçoes feitas a ele, refletindo e procurando mostrar o que seria de fato o verdadeiro significado de sua missao. E proclama aos cidadaos julga-lo. “ Não tenho outra ocupaçao senao a de vos persuadir a todos, tanto velhos como novos, de que cuideis menos de vosso