Fatos sociais weber e durkhein
Reino moral (reino social) onde se discutia os fenômenos morais e seria constituído por ideias ou pelas ideias coletivas.
Cabe à sociologia descobrir as leis da vida social (Durkheim).
Na vida social o homem defronta com as regras de conduta que não foram criadas diretamente por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguida por todos, sem essas regras a sociedade não existia e elas estão tão presentes que se torna hábito obedecer.
Os fatos sociais são essas regras que orientam o individuo na sociedade, ou seja, toda maneira de pensar, agir e sentir.
As características dos fatos sociais são coercitivos e exteriores.
Exteriores: consistem em ideias, normas ou regras que são criadas isoladamente pelos indivíduos, mas foram criadas pela coletividade e já existem antes do individuo, mas foram criadas pela coletividade e já existem antes do individuo nascer.
Coercitivos: porque essas regras devem ser obedecidas pelos membros da sociedade
O papel da educação: conformar os indivíduos á sociedade em que vive a ponto de tornar essas regras se tornarem hábito para ele.
Instituição: conjunto de normas que consiste fora do individuo e que as gerações transmitem umas as outras. Ex: Igreja, família, Estado.
Os fatos sociais devem ser observados como coisas, como se fossem objetos que existem independentemente de nossas ideias e vontades.
Para Durkheim a questão da ordem social seria uma grande preocupação, seria necessário criar novas ideias morais capazes de guiar a conduta dos indivíduos.
Solidariedade Orgânica: seu principio é a diferenciação. A sociedade se caracteriza a ela.
Nela a unidade coerente da coletividade, resulta de uma diferenciação, ou se exprime (comunica) por seu intermédio (meio).
Solidariedade mecânica: seu principio é a as semelhanças. Nela os indivíduos se assemelham pq tem os mesmos valores e reconhecem os mesmos objetos como sagrados.
"A educação tem por objetivo causar e desenvolver na criança