Questões da Apostila
Durkhein considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento em que os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais. Desse ponto de partida, foi possível uma série de combinações das quais das quais originaram – se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como no clã e nas tribos. Para ele a classificação das sociedades deveria ser efetuada com base na observação experimental. Durkhein guiado por esse procedimento estabeleceu a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica como o motor transformação de toda e qualquer sociedade.
7º O crime para Durkhein, é um fato social normal ou patológico ¿ Por quê ¿ Discuta se o aumento vertiginoso da criminalidade nos últimos anos no Brasil e em outras sociedades permitem ainda classificar o crime como um fato social normal.
Durkhein considera um fato social com o “normal” quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução. Assim, por exemplo, afirma que o crime é normal não apenas por ser encontrado em toda e qualquer sociedade e em todos os tempos, mas também por apresentar um fato social que integra as pessoas em torno de determinados valores. Punindo o criminoso, os membros de uma coletividade reforçam seus princípios, renovando – os. O crime tem, portanto, uma importante função social.
8º Explique o conceito das definições de Weber em relação à função da sociologia, fato social, ação social, relação social, instrumentos de análise, neutralidade do cientista, indivíduo e sociedade.
Ação Social: É o agente social que dá sentido á sua ação: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
Relação Social: Weber diferencia a ação da relação social. Para que