sistema tampão
Um sistema-tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada.
Os ácidos fracos tem para a bioquímica um interesse particular, pois junto às suas bases, constituem os sistemas-tampão, capazes de impedir grandes variações de pH quando a adição de outros ácidos ou álcalis.
Veja-se como um sistema tampão hipotético – formado pelo ácido HÁ e sua base conjugada – Reage à adição de um ácido forte, ou seja, à adição de prótons, já que o ácido forte dissocia-se completamente. Quando se adiciona H+ ao equilíbrio formado pelo ácido, base conjugada e prótons ( HA A + H+ ), o sistema-tampão reage por intermédio de base conjugada (A), que se associa a prótons, transformando-se no ácido (HA).
Dois aspectos dessa associação são importantes. Primeiramente, o simples fato de haver uma associação deixará livre um número de prótons menor do que se a base A não estivesse presente, pois, neste caso, todos os prótons adicionados ficariam livres. Em outras palavras, o pH irá diminuir, mas muito menos do que diminuiria se a mesma quantidade de prótons fosse adicionada a uma solução desprovida da base conjugada de um ácido fraco – uma solução de NaCl, por exemplo.
Em segundo lugar, deve se notar que o tampão constitui um equilíbrio químico, regido por uma constate de equilíbrio (Keq) e, por isto, nem todos os prótons adicionados associam-se à base conjugada. Se isto ocorre, o número de prótons em solução seria o mesmo que antes da adição; a concentração de A seria menor e a concentração de HA seria maior. Com estes novos valores das concentrações das espécies, o valor da constante de equilíbrio seria diminuído, o que é absurdo.
O que efetivamente ocorre é que a dissociação do ácido repõe a maior parte mas não todos os prótons que se associam. Portanto , uma diminuição da concentração de prótons ou o aumento do valor pH, muito menor , entretanto, do que ocorreria se ouvesse reposição alguma, como no caso em que a adição do álcali fosse feita a agua ou