sistema tampão
Tampões são sistemas aquosos que resistem às variações do pH quando quantidades relativamente pequenas de ácido (H+) ou base
(OH-) são adicionadas à solução.Esse sistema é formado pela misturas de ácidos fracos(doadores de H+) e suas bases conjugadas (aceptoras de H+) os quais podem captar ou liberar H+ conforme o meio se torne ácido ou básico.
O sistema tampão funciona da seguinte forma:
imagem
O componente ácido fraco do tampão,contém h+ de reserva,que pode ser liberado para neutralizar uma adição de oh- ao sistema com a formação de água(h2o),as duas reações de ionização se ajustam e atigem o equilíbrio. Da mesma forma,a base conjugada do par tampão é capaz de reagir com os H+ adicionados á solução tampão e é portanto convertida em ácido fraco e novamente as duas reações de ionização se ajustam e atigem o equilíbrio.A diminuição da concentração de um dos componentes da solução tampão devido a adição de uma pequena quantidade de ácido ou base,é equilibrado pelo aumento no outro componente.
A capacidade tamponante máxima de um sistema tampão ocorre no valor de pH, equivalente ao pKa, onde a concentração do componente ácido se iguala a de sua base conjugada. Nesta situação, o pH da solução sofrerá uma alteração mínima quando se adicionar ao meio uma pequena quantidade de ácido ou base de, pois o sistema tampão reduz o número de íons hidrogênio ou hidroxilas livres.
Em nós seres humanos um importante sistema tamponante do plasma sanguineo é o tampão bicarbonato cujos componentes são o ácido carbônico (H2CO3) e um sal de bicarbonato, que ocorre no organismo predominantemente sob a forma de bicarbonato de sódio (NaHCO3).
CO2 + H2O < --- > H2CO3 < --- > H+ + HCO3-
Se houver adição de um áCIDO forte à solução de bicarbonato, o excesso de íons H+ será tamponado pelo HCO3-. Conseqüentemente haverá aumento da formação de H2CO3 , que será convertido a H2O e CO2 – que por sua vez, será eliminado do líquido extracelular