Metodologia Historia
Sociologia
Camila Araújo Amaral Cardoso Maria Cristina de Castro
Os Sociólogos Émile Durkhein e Maz Weber foram “pais” da Sociologia e escreveram principalmente no final do século XIX. Ambos estudaram a aplicação do método científico ao estudo da sociedade. A principal diferenças entres os dois autores foi a de que Durkheim cunhou o termo "facto social" para indicar que existiam forças para além do indivíduo que afetam o seu comportamento, enquanto Weber afirmava que precisamos de compreender o significado que as pessoas atribuem aos seus comportamentos para compreendermos a sociedade. A partir de alguns conceitos de ambos, discorreremos sobre o fato da Renúncia do Papa Bento 16.
Pegando como base os conceitos fundamentais da Sociologia de Durkhein, entendemos a renúncia do Papa, como um fato social que é caracterizado como toda maneira de agir, pensar e sentir que exercem influencia sobre o indivíduo. Esse fato influenciou muito o Papa e toda a população, não é algo comum de acontecer. Os dogmas religiosos são Fatos Sociais, pois pressiona-nos a agirmos de acordo com as normas, valores e costumes de uma sociedade.
Ao pensarmos na escolha do novo Papa, percebemos todas essas normas e valores que regem a sociedade. Para Weber a sociedade deve ser entendida a partir das interações sociais. A ação social da sentido a ação individual, podemos pensar a partir daí essa ação do Papa de renunciar o cargo, as nomas e valores descritos na Bíblia influenciaram de forma complexa nesse contexto. Também ainda sobre a escolha do novo Papa, podemos pensar no conceito de Burocracia descrito por Weber, que é caracterizado por uma escolha racional orientada para fins.
A renúncia do Papa provocou uma grande surpresa em todos os católicos por ser uma atitude totalmente fora dos padrões, fora do contexto, que pra Durkhein, deve ser considerado fato social. A decisão do Papa de ser vista como um fato moral, uma