A importância do advento da Sociologia para a humanidade e contribuição dos pensadores clássicos para importância da ciência.
Essas revoluções influenciaram a economia mundial, alterando profundamente a organização social daquela época. Dentre essas mudanças, podemos destacar a introdução das máquinas na produção industrial, o surgimento de novos papéis sociais, como o empresário e o operário e a migração em massa da população da área rural para a área urbana. Essas mudanças provocaram uma das maiores transformações que a humanidade presenciou em sua história.
A Revolução Industrial trouxe um grande poder nas mãos do empresário capitalista, que começou a concentrar em suas mãos grandes riquezas, com a aquisição de máquinas e terras, o que em contrapartida transformou a população mundial em trabalhadores das indústrias, sem posses, e totalmente dependentes dos empresários que os contratavam.
Diante desses problemas causados principalmente pela industrialização e urbanização, surgiu a sociologia como ciência, preocupada com o desenvolvimento da sociedade capitalista, procurando respostas para as questões sociais que surgiram com as revoluções, como por exemplo, a pobreza.
Fica claro, que a sociologia é de extrema importância para a humanidade, em termos de convívio social, pois ela abrange todas as áreas sociais e cria condições para a construção de uma sociedade mais justa, através da compreensão do cotidiano das pessoas que vivem em sociedade.
É importante ressaltar, que apesar da sociologia ter se desenvolvido como ciência no século 18, após a instauração das revoluções industrial e francesa, sua importância na sociedade não está restrita apenas àquela época, tendo em vista que os seres humanos em todas as épocas sempre olharam e refletiram sobre suas sociedades. Isso se inclui também aos dias de hoje, onde a Sociologia continua a ter um papel fundamental na