A importância da Sociologia para a Humanidade
DÉBORA CRISTINA MASSUQUETO HENZEN
A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA A HUMANIDADE
TRABALHO ACADÊMICO
Curitiba
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
DÉBORA CRISTINA MASSUQUETO HENZEN
A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA A HUMANIDADE
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro
Universitário Claretiano, como requisito parcial para obtenção de nota na matéria de
Sociologia.
Professora Tutora: Flavia do Carmo Ferreira
Curitiba
2014
A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA A HUMANIDADE.
Profissionalmente e socialmente estamos em contato com pessoas, seja em sala de aula, local de trabalho, mercado, parques, enfim, sempre estamos nos socializando, ou seja, interagindo com pessoas, o que provoca uma modificação de comportamento em nós mesmos ou nos indivíduos com os quais nos relacionamos.
Como a interação social está presente em todos os momentos de nossa vida, é de fundamental importância o estudo da Sociologia como ciência aplicada em diversas áreas do conhecimento humano e como possibilidade de compreensão da vida, sobre quem somos, nossos oportunidades e restrições às quais estamos sujeitos.
A Sociologia, enquanto ciência, nasceu da necessidade de se compreender a revolução tecnológica e econômica, surgida na revolução Industrial e revolução francesa, em busca de soluções, que conseguissem resolver problemas como desigualdade social, exploração de trabalhadores, desigualdade de grupos e classes, pobreza, lutas sociais.
As mudanças sociais causadas pela revolução industrial são: substituição do trabalho humano por máquinas; alterações na divisão do trabalho; imposição de uma disciplina; produção de bens em grande quantidade; surgimento da sociedade capitalista; crescimento das cidades. O advento da revolução francesa, significou o fim dos privilégios da nobreza; floresceu o vocabulário nacionalista; o povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passam a ser