Sociologia
A sociologia originou-se da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, sendo estes movimentos a base da consolidação da sociedade capitalista. A sociologia nasce como um conjunto de ideias que se preocupou com o desenvolvimento da sociedade capitalista, buscando respostas para as questões sociais advindas das transformações provocadas pelas Revoluções Industrial e Francesa, ocorrendo formação de uma sociedade industrializada e urbanizada.
As revoluções não se restringiram à introdução da máquina a vapor e ao aperfeiçoamento dos modos de produção, mas representaram o triunfo da indústria, comandada pelo empresário capitalista, que, pouco a pouco, concentrou a propriedade das máquinas, das ferramentas e das terras, transformando populações inteiras em trabalhadores assalariados. Um dos fatores de maior significado relacionado com a Revolução Industrial foi, sem dúvida, o aparecimento do proletariado e o papel que ele desempenharia na sociedade capitalista. As revoluções formaram os Estados Nacionais favorecendo a burguesia e os comerciantes, tornando uma classe com muito mais poder. Com o surgimento da industria, ocorreu modificações radicais nas concepções da vida social, que deixa de ser rural e passa a ser urbana, causando uma expansão das cidades. Além disto, modificações nas atitudes humanas em virtude do surgimento do capitalismo industrial, que dá origem ao trabalho assalariado e ao operário.
A sociologia é uma forma de conhecimento a partir da existência da humanidade que resulta na organização de uma história evolutiva no mundo moderno, industrial e capitalista, sendo importante porque ganhou novos contornos associados ao mundo em crescimento, criando–se novas classes que buscavam maior produção e aumento do comercio.
As tendências e as teorias