A Escola de administração dos Marines
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação em A2 na Disciplina Práticas Investigativas em Administração II da UCB, sob orientação do Prof. Willian Villarmosa de Oliveira.
Rio de Janeiro, September de 2014
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
04
2
DESENVOLVIMENTO
04
3
CONCLUSÃO
09
1 INTRODUÇÃO
Os Marines são uma elite das forças armadas americanas. Desde a sua criação em 1775, seu ramos de atividades sempre foi atuar de forma a se adaptar as mais diversas dificuldades, contorná-las e cumprir seus objetivos. Sua missão diz muito sobre isso: “O Corpo de Fuzileiros Navais deverá, em qualquer momento, ser capaz de desempenhar as suas tarefas em fortes e instalações militares americanas, no litoral ou em qualquer outra missão em terra, onde o Presidente, em sua discrição, ordenar”.
Toda essa tenacidade faz constantemente serem tomados como modelos para gestores administrativos. Mas, será que a Administração moderna tem mesmo algo a aprender com essa força especial?
2 DESENVOLVIMENTO
O Corpo de Fuzileiros Navais, que foi criado em 1975, inicialmente para servir somente na segurança de navios da Marinha Americana e em táticas anfíbias de guerra, foi gradativamente evoluindo até se tornar uma força militar individualizada, com múltiplos objetivos nas Forças Armadas Americanas. É adaptado para servir em uma grande variedade de operações de combate e se tornou uma força de resposta rápida, com capacidade para realizar com rapidez ações em áreas que precisem que sejam feitas intervenções de emergência.
O Corpo de Fuzileiros Navais possui uma reputação de ser uma força eficiente e agressiva de combate e orgulham-se da sua atitude entusiasta. Possuem uma forte confiança em sua corrente de comando e na importância de “espírito de corpo”, um espírito de entusiasmo e orgulho em si próprio e nos demais companheiros.
Os Marines são uma organização militar diferenciada,