A escola de administração dos marines
1. Que similaridades e diferenças existem entre a corporação descrita neste estudo de caso e uma empresa?
2. Em sua opinião, é válido comparar a filosofia de administração de uma organização de combate com uma organização de negócios?
3. Você acha que seria possível utilizar, em uma empresa, os métodos de seleção e treinamento de executivos dos marines? Quais suas sugestões para colocar essa idéia em prática?
4. As organizações militares são cercadas pelo mito da hierarquia, segundo o qual as ordens não podem ser questionadas pelos subordinados. Quais são, em sua opinião, as vantagens e desvantagens de estimular o espírito crítico e o questionamento das decisões nas organizações?
5. Algumas pessoas argumentam que a disciplina, nas organizações militares convencionais, não é verdadeiramente disciplina. Trata-se apenas de obediência cega. Em sua opinião, disciplina é diferente de obediência?
Resposta:
1) Similares: Delegação de poder; Estrutura hierárquica; Seleção e treinamento; Liderança; Competição acirrada.
Diferenças: Sistema situacional Em todos os níveis, os marines podem tomar decisões sem consultar a cadeia de comando”);
Desenvolver a Liderança e não as habilidades específicas (filosofia da OCS – Escola de Candidatos a Oficial);
Estilos gerenciais autocráticos e burocráticos (os marines não toleram em sua missão de 200 anos, e até hoje muitas empresas utilizam ou deixam utilizar esse modelo).
2) Sim, é válida a comparação. Isso se mostra verdade devido a vários livros militares que são usados no auxílio à administração, temos como o mais conhecido exemplo o livro de Sun Tzu “A Arte da Guerra”. Um dos trechos do livro mais usado na comparação é sobre o sucesso, Sun Tzu afirma que para obter sucesso uma organização depende de quatro condições: objetivo comum, reação ao ambiente, liderança capaz e fluxo de informação eficiente.
3) Os métodos de seleção e treinamento dos marines podem sim ser utilizados em uma empresa, é lógico que com