estudo de caso : A escola de Administração dos marines
Similaridades:
Delegação de poder;
Estrutura hierárquica;
Seleção e treinamento;
Liderança (observada nos exercícios da OCS – Escola de Candidatos a Oficial);
Competição acirrada (ideia que vem sendo discutida e que foi uma prática utilizada na 2ª Guerra Mundial é o recrutamento de gerentes civis e promove-los a coronéis).
Diferenças:
Sistema situacional (“Em todos os níveis, os marines podem tomar decisões sem consultar a cadeia de comando”);
Desenvolver a Liderança e não as habilidades específicas (filosofia da OCS – Escola de Candidatos a Oficial);
Estilos gerenciais autocráticos e burocráticos (os marines não toleram em sua missão de 200 anos, e até hoje muitas empresas utilizam ou deixam utilizar esse modelo);
O desacordo não é apenas permitido, mas é praticamente exigido (o pensamento padrão dos marines, infelizmente muitas empresas com seu estilo autocrático não suporta nem mesmo uma pergunta).
2. Sim, é válida a comparação. Isso se mostra verdade devido a vários livros militares que são usados no auxílio à administração, temos como o mais conhecido exemplo o livro de Sun Tzu “A Arte da Guerra”. Um dos trechos do livro mais usado na comparação é sobre o sucesso, Sun Tzu afirma que para obter sucesso uma organização depende de quatro condições: objetivo comum, reação ao ambiente, liderança capaz e fluxo de informação eficiente.
3. Os métodos de seleção e treinamento dos marines podem sim ser utilizados em uma empresa, é lógico que com algumas adaptações. Na seleção poderíamos usar estudos de caso, e também criar situações reais para identificar a liderança em cada candidato, e no treinamento poderíamos levar o executivo a realizar visitas no ambiente de trabalho tanto na empresa, quanto em empresas similares.
4. As vantagens e desvantagens são descritas abaixo:
Vantagens:
Brainstorming (todos podem ter uma ideia válida perante aos problemas da empresa);
Sistema democrático