A importância do Supply Chain Management
Atualmente, com a crescente pressão do mercado global altamente competitivo, é de vital importância a busca permamente de fontes de competitividade que impactam positivamente na participação de mercado, nas margens e no valor econômico das empresas.
Neste contexto, a gestão integrada da cadeia de abastecimento -Supply Chain Management - é reconhecida como uma resposta adequada, juntamente com o apoio do comércio eletrônico em ampla ascensão atualmente.
As ferramentas de Supply Chain Management permitem que a empresa possa proporcionar a seus clientes produtos e serviços de uma forma mais rápida e com maior qualidade e competência, gerando maiores lucros.
Hoje, o novo enfoque das atividades logísticas e de gestão de informação exigem trabalhar em equipe, valorizando a integração de todos os departamentos da empresa, e estabelecendo alianças com outras organizações, o que ainda é uma barreira nas empresas brasileiras, onde é muito comum encontrarmos estruturas muito departamentalizadas e com má comunicação interna.
Dessa maneira, o Supply Chain Management surge para aprimorar e desenvolver todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de produtos e serviços associados, desde a obtenção de matérias primas, até a chegada do produto ao usuário final, bem como os fluxos de informação relacionados e a geração de valor para todos os componentes da cadeia.
Com a crescente preocupação da redução de custos das empresas brasileiras, estas estão sendo obrigadas a levar em conta alguns pontos importantíssimos que abrangem o conceito de Supply Chain Management, e muitas vezes essas empresas não se dão conta da importância de um estudo mais detalhado e cauteloso.
Alguns fatores já são facilmente visualizados nas empresas, como : a revolução da informação, tecnologias de gestão, o comércio eletrônico, tanto da empresa, como da empresa consumidora, as exigências dos