Fichamento "O que é Sociologia"
O que é Sociologia
São Paulo; Brasiliense, 1982
(Coleção primeiros passos; 57)
“A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma de serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.” (pág. 09)
“Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno.” (pág. 12)
“No final do século XIX, o matemático francês Henri Poicaré referiu-se à sociologia como ciência de muitos métodos e poucos resultados.” (pág. 37)
“A união dos industriais com os homens de ciência, formando a elite da sociedade e conduzindo seus rumos era a força capaz de trazer ordem e harmonia à emergente sociedade industrial.” (pág. 44, 45)
“O desenvolvimento da sociologia na segunda metade do século XX foi profundamente afetado pela eclosão das guerras mundiais.” (pág. 87)
“Pensadores como Korsh, Lukács e os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, como Adorno, Horkheimer, Marcuse, forneceram uma importante contribuição ao estudo crítico da sociologia e da sociedade capitalista.” (pág. 96)
“Em grande medida, a função do sociólogo de nossos dias é libertar sua ciência do aprisionamento que o poder burguês lhe impôs e transformar a sociologia em um instrumento de transformação social.” (pág. 98)
O Surgimento
Pode-se entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno.
A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorrem uma constelação de circunstancias, e determinadas intenções práticas. O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de