o advento da sociologia
CONTRIBUIÇÃO DOS PENSADORES CLÁSSICOS PARA QUE A SOCIOLOGIA
ADQUIRISSE TAMANHA IMPORTANCIA
“A sociologia, no contexto do conhecimento científico, surgiu como um corpo de idéias a respeito do processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna. Ela é fruto da Revolução Industrial, e é denominada “ciência da crise”, porque procurou respostas às questões sociais impostas por essa revolução”. (Tomazi, pág. 35)
Com o início da Revolução Industrial (1760-1830), principalmente na Grã Bretanha e a Revolução Francesa (1789-1799) houve grandes e importantes mudanças no mundo e na sociedade. O fim do sistema feudal e a origem do capitalismo foi uma transição importante na sociedade, onde começou a existir outras correntes de pensamentos, muitas mudanças no comportamento das pessoas e também muitos problemas que surgiram a raiz das mudanças.
A Revolução Industrial foi a causa principal que desencadeou tantas alterações no mundo e na sociedade. Com ela houve o surgimento da Indústria, o trabalho assalariado, a expansão do mercado e da venda pelo mundo, o inicio do consumismo e uma grande mudança na economia mundial.
A conseqüência destes fatos foi que começaram a surgir as classes sociais, a exploração das pessoas na Indústria, muitas horas de trabalho e salários baixos. Os donos das empresas ficavam cada vez mais ricos e poderosos, enquanto os trabalhadores acabavam na pura miséria. Mulheres e crianças trabalhavam de sol a sol ganhando praticamente nada, enquanto as grandes senhoras da sociedade começavam a debutar no mundo da moda.
A Revolução francesa foi influenciada por diversos motivos políticos e sociais.
A sociedade francesa estava divida em três estados no qual o primeiro era formada pelo clero, que tinha o privilegio de não pagar os imposto, o segundo da nobreza e toda sua corte, que viviam uma vida de luxo e banquetes, e o terceiro era dos