história da sociologia do direito
Neste trabalho falaremos a respeito da Sociologia do Direito em uma abordagem mais temática no livro de Nelson Saldanha, do Direito como sendo histórico-doutrinário, suas profundidades, seus caracteres como ciência e sua intervenção na sociologia. Entretanto, iremos analisar a importância da Sociologia como estudo da sociedade, apresentar como as ciências humanas nasceram e se desenvolveram, ao longo dos séculos XIX e XX, revendo o pensamento de Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx e suas relações com o Direito. Introduzindo o leitor no universo da sociologia jurídica, estudando as diferentes abordagens sociológicas sobre o sistema jurídico.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA DO DIREITO
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. O Direito é um produto das relações sociais, das ações sociais, das inter-relações sociais.
Dessa forma, parte do pressuposto de que a compreensão do Direito, seja como meio de controlar ou de transformar a sociedade, depende da percepção da estrutura, da organização e das instituições da sociedade, bem como das relações de poder que ali de desenvolvem.
Começamos a falar então do pensamento moderno, que se tornou cada vez mais vinculado aos problemas da ciência sistemática da sociedade, pois traduz uma forma de construir uma sociedade ideal, basicamente perfeita. Uma verdadeira libertação do homem, de todo perigo que possa servir de obstáculo e que venha escurecer o caminho do conhecimento.
O advento da Sociologia entende-se como algo ocorrido dentro do crescimento da cultura ocidental. Ou seja, as elites intelectuais do ocidente se deram conta do mundo social em que pisavam. A Sociologia, no entanto, vivia um era de mudanças de impacto em sua conjuntura política, econômica e cultural, que trazia novas situações e também novos problemas.
Em