trabalho hui
Aline Junior 23:59 CulturaCuriosidadesHistória
Durante a Idade Média podemos notar grandes diferenças em sua sociedade, sendo mostradas através de suas classes sociais.
A mobilidade social era bem restrita, sendo que se alguém nascesse em tal classe não poderia mudar de posição, continuando nela por toda sua vida, assim como seus descendentes.
Segundo a Igreja Católica na época, a qual controlava e influenciava muito sobre a política a forma de pensar das pessoas, essa ordem era designada por Deus e quem fosse contra essas desigualdades estaria afrontando a harmonia divina.
A sociedade na Idade Média era dividida em três grandes grupos, o clero, a nobreza e o povo.
Clero
A essa classe cabia como principal função rezar e passar às outras classes os desígnios de Deus.
E como o cristianismo imperava nessa época, todos levavam muito em consideração a opinião dos membros do clero, pois acreditavam que eles eram os únicos que poderiam ter contato direto com Deus e assim passavam suas mensagens e ordens que deveriam ser seguidas.
Por isso o clero ocupava o topo da hierarquia social, exercendo grande poder político. Nessa época não havia separação entre religião e a política.
Então o clero era responsável por manter a ordem da sociedade, evitando a criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponeses, através da persuasão.
Eles também cobravam o dízimo dos fiéis, dizendo que isso traria a salvação de suas almas, e assim ao longo do tempo acumularam terras, riquezas e conhecimento, o qual era transmitido e controlado por eles.
Era também papel do clero zelar pela saúde do povo, por isso eles fundaram muitos hospitais, que ficavam sobre sua inteira responsabilidade.
Neles também foram desenvolvidos princípios da higiene e trato de enfermos, sendo que a medicina moderna se desenvolveu naqueles hospitais.
Para cumprir essa missão o padre chegava a renunciar até sua própria