fato social e objetividade
O conceito de fatos sociais consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se impõem.Podemos pensar em fato social tudo aquilo que pode nos exercer qualquer influencia por exemplo : regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes.Em outras palavras qualquer coisa externa.
Características do fato social:
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.Exemplo semáforo(quem foi que disse que eu um automóvel não pode cruzar uma rua quando a luz vermelha acende?!)
Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.Exemplo : Educação.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.Exemplo :quebra-cabeça,se faltar uma peça não é completo e se tiver apenas uma peça não se monta,precisa do todo.
Objetividade.
Toda explicação científica exige que o pesquisador mantenha uma certa distância e tenha neutralidade em relação aos fatos.
Seus valores e sentimentos pessoais poderão distorcer a realidade dos fatos.
O sociólogo deverá manter-se neutro diante ao fato observado.
Durkheim dizia que para haver um bom resultado, o sociólogo deveria encarar os fatos sociais como "coisas". Assim poderia acabar com o achismo que sempre distorceu os fatos de uma realidade social. Também existe a “Anomia que é o estado de uma sociedade caracterizada pela desintegração das normas que regem a conduta dos homens e asseguram a ordem social; anarquia;ilegalidade.Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular.Mesmo tendo a