Motivação para a Leitura
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
ITAMAR ALVES DA SILVA
MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA
FORTALEZA-CE
2014
ITAMAR ALVES DA SILVA
MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA
FORTALEZA-CE
2014
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA
2 SUPORTE TEÓRICO ......................................................................
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ....................................
4 CONOGRAMA ................................................................................
REFERÊNCIAS.................................................................................
1 JUSTIFICATIVA
O presente projeto tem por finalidade apresentar propostas de atuação em sala de aula focando a motivação para a leitura Ao aprender a ler, o aluno ou a criança deve dominar dois tipos básicos de processos: o processo léxico e o de compreensão, porém não é o suficiente para se ter um leitor ávido por novos conhecimentos, faz-se necessário que haja motivação para tal empreendimento. Entende-se por motivação como resultada da interação entre individuo e situação, e que o nível desta varia tanto entre indivíduos quanto para indivíduos e em tempos diferentes como fazer então para motivar crianças no hábito da leitura?
Percebe-se no dia-a-dia que um dos principais problemas na educação atual a dificuldade que os educando têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos educadores de Língua Portuguesa, mas de toda a categoria dos docentes.
A leitura proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Também faz parte desse processo o tipo de linguagem utilizada no texto, pode facilitar ou dificultar a leitura. Se o leitor