Fases do desenvolvimento
Começo da escolaridade marca uma modificação no desenvolvimento mental. Em cada um dos aspectos complexos da vida psíquica, quer se trate da inteligência ou da vida afetiva, das relações sociais ou da atividade individual.
Observa-se o aparecimento de novas formas de organização no decorrer do período que completam as construções esboçadas no decorrer no período precedente, assegurando um equilíbrio mais estável e que também inauguram uma serie de novas construções.
Desenvolvimento intelectual
a) concentração individual e cooperação efetiva; - Reflexão interiorizada (discussão consigo mesmo, como se houvesse interlocutores ou opositores); - reflexão exteriorizada que é a discussão socializada - construção lógica que permite estabelecer relação entre diferentes pontos de vista.
b) a intuição se transforma em operação a partir do momento em que duas operações do mesmo gênero possam compor uma terceira que também pertence ao mesmo gênero e desde que estas ações conjuntas possam se dissociar.
c) as características do pensamento pré operacional se modificam:
- egocentrismo – diminui e a criança passa a ter consciência de que os outros podem chegar a conclusões diferentes das suas;
- centralização - descentra suas percepções, acompanha as transformações e pode realizar operações inversas;
- desequilíbrio – alcança certo equilíbrio entre acomodação e assimilação;
- raciocínio transdutivo – surge raciocínio indutivo - irreversibilidade - reversibilidade- principal característica do pensamento operacional - capacidade mental que possibilita voltar ao ponto de partida, sem deformação dos dados iniciais do problema. No entanto, nesta fase, a criança não reflete (relação entre causa e efeito) em termos de proposições da lógica abstrata, mas em termos concretos, reais, observáveis (desenhos, palitos, recursos áudio visuais).