Fases de desenvolvimento
As crianças desde bebês necessitam ter uma rotina bem planejada, estruturada e organizada para o seu melhor desenvolvimento por lhe proporcionado conforto, segurança, maior facilidade de organização, espaço temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar a criança.
Toda criança precisa ser estimulada em seu desenvolvimento, no sentido da aquisição de habilidades motoras, mentais e sociais básicas, como engatinhar, sorrir, piscar os olhos, andar, reconhecer cores e sons, entre outras. A primeira infância, em especial a fase do desenvolvimento que abrange entre 0 e 2 anos de idade, tem sido cada vez mais abordada.
ETAPA DE INCORPORAÇÃO Esta etapa tem início logo após o nascimento e finda com o desmame, que deverá acontecer por volta do nono mês de vida, quando o bebê já tem dentes auto-suficientes para fragmentar sua própria alimentação. Nessa etapa, o bebê repudia o útero para se ligar ao seio da mãe, introjetando tudo o que vier do mundo externo, iniciando pelo bico do seio ereto e disponível, experimentando o paladar delicioso do leite, pelo perfume da mãe, pela disponibilidade da mãe em amamentá-lo, pelos olhos vigilantes e receptivos, pelas mãos calorosas e afáveis e pelo contato epidérmico que envolve o bebê, da mesma forma que ele foi envolvido pelo útero. Não devemos esquecer que “a pele é a ponte sensível do contato com o mundo.
O bebê é apto para regular sua própria fome, demonstrando-a por meio da choradeira, balbucios e agitação. Isso exprime que não se deve intervir nessa agitação. É o bebê quem sabe o momento que está com fome e não nós, com nossa psicose de impor hora pra tudo. Limites são importantes, mas têm seu tempo para serem aprendidos e