Fases desenvolvimento
Introdução: uma abordagem para o professor
Sabe-se que, hoje, a orientação sexual entrou pela porta da frente da escola, após uma trajetória de avanços e retrocessos. É possível discutir com os pares o tema e elaborar projetos que atendam à demanda das diferentes faixas etárias que compõem a comunidade escolar. Se, inicialmente, buscava-se uma formação para evitar a gravidez precoce e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hoje, almeja-se muito mais ao colocar em discussão temáticas relacionadas – por exemplo, com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade e o entendimento de que a sexualidade é algo inerente à vida e à saúde.
Destacamos como fator importante no desenvolvimento de aulas com temas dessa natureza, que seja feita uma roda de conversa para levantar o interesse da turma sobre o tema. Nesse momento também, os alunos poderão registrar suas dúvidas e curiosidades em folha de papel à parte, para leitura e preparação das aulas pelo professor. O professor deve deixar claro que essas questões serão tratadas em parceria com o interessado, sem envolvimento da família, a não ser que de comum acordo aluno e professor sintam necessidade de buscar suporte familiar. As respostas às dúvidas e curiosidades dos alunos serão discutidas e esclarecidas ao longo do desenvolvimento das aulas, sem que o autor da pergunta seja identificado. Esta decisão, entretanto, não exclui informar a familia e a comunidade escolar, de modo geral, sobre o assunto que está sendo estudado pela turma.
Nesta aula estudaremos as Fases da Vida, fazendo uma abordagem de diferentes aspectos do desenvolvimento biológico e cultural do ser humano de forma que o aluno possa refletir sobre comportamentos estereotipados e influenciados, muitas vezes, pela cultura e reforçados ou impostos pela mídia. Pretendemos com isso uma ampliação do olhar sobre aspectos que podem contribuir para uma melhor compreensão da vida