fases do desenvolvimento
- Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): o bebê modifica-se, de uma criatura que responde principalmente através de reflexos, noutra que é capaz de organizar as suas atividades relativamente ao ambiente.
- Pré-operacional (dos 2 aos 7 anos): a criança começa a usar símbolos, (função simbólica) tais como palavras, imita o comportamento dos outros, mas é ainda ilógica nos seus processos de pensamento, dado o seu elevado egocentrismo (espécie de centralização do pensamento, uma inocência do espírito no sentido de uma ausência de toda relatividade intelectual e de todo sistema racional de referência).
- Operações concretas (dos 7 a 11, 12 anos): a criança começa a entender e a usar conceitos que a ajudam a interagir com o ambiente imediato.
- Operações formais (dos 12 a 15 anos até a idade adulta): o indivíduo pode pensar em termos abstratos e a lidar com situações hipotéticas.
De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam as quatro fases do desenvolvimento na mesma seqüência, porém o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que "a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida".
Jean Piaget, outra contribuição importante: a